PALAVRA DO DIA
Hebraico: אמונהPronúncia: Emuná
Significado: "Fé"

"O Poder da Fé"
Uma tradução é muito mais do que transformar sons desconhecidos em sons conhecidos. A língua é o veículo dos nossos pensamentos; é ela quem transmite nossas ideias, nossos pensamentos e emoções mais íntimas. Assim, por trás de cada palavra existe uma ideia, um pensamento.Logo, cada língua, cada povo, transmite um pensamento diferente. Em inglês, por exemplo, você não diz "quantos anos você tem?", mas "how old are you?", literalmente "quão velho você está/é?". Um foca na posse, aquisição de anos, o outro no aspecto, a aparência do ser. Povos, perspectivas e pensamentos diferentes, portanto, a linguagem também será diferente.
Emuná (daí vem a palavra "amém") é muito mais do que esse conceito filosófico e subjetivo que a nossa língua transmite - fé. O que é fé? Perguntamos. Mas a resposta é sempre vaga.
O pensamento hebraico é único em seu estilo de pensar e nele jaz a resposta. Alguns pedagogos e estudiosos chegam a dizer que esse é o pensamento natural, pois é assim que as crianças nascem pensando, mas nós, os adultos, destruímos com o tempo ao impor o nosso estilo.
O pensamento hebraico é concreto e real. Portanto, fé pode ser descrita como algo concreto e literal. Então fé seria como estar em uma tempestade em alto mar, você está dentro da água lutando pela vida e para que não morra afogado, agarra-se firmemente em um pedaço de pau que flutua por ali.
Assim, ter fé envolve esperança. Não é algo cego e irracional, mas envolve confiança e conhecimento. Você sabe que vai morrer, mas confia naquele simples pedaço de madeira, pois sabe que ele é capaz de flutuar sobre as águas.
Qual é a nossa condição atual? Todos somos náufragos em meio a este vasto oceano de situações em que vivemos: tristeza, doenças, miséria, fome, tragédias, maldade, morte, etc... mas em meio a tudo isso, existe um pedaço de madeira em forma de cruz que permanece flutuando ao nosso redor... se você tiver fé - "emuná" - você saberá o que fazer. E certamente a salvação será a única realidade.
por Wilian Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário