quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ORAÇÃO DO CORAÇÃO
Uma estória hassídica

Havia um menino pobre e ignorante que cuidava de ovelhas. A única coisa que ele havia aprendido era o alef-bet (alfabeto hebraico). Todos os dias ele cantava as letras do alfabeto hebraico. As ovelhas apreciavam ouvir o cântico de seu pastor, pois ele tinha uma voz doce e suave.

Certa vez o pai do garoto foi até a cidade num dia de Shabat e lá entraram na sinagoga. Eles sentaram-se no fundo onde os homens iletrados sentavam. O jovem garoto não pudia ler as orações, nem cantar os cânticos, pois não sabia ler e não conhecia as melodias. Mas sentia-se feliz apenas por fazer parte daquele momento de adoração ao Eterno.

Seu pai não o ensinou muita coisa, pois o próprio pai não conhecia muito bem as orações. A mãe do menino fora quem lhe havia ensinado a recitar o alef-bet, que ela também tinha aprendido com sua mãe. O jovenzinho adorava repetir as letras, pois amava o som de cada uma.

Ao ouvir o cantor elevar belas orações a D-s e ao escutar as maravilhosas palavras ditas pelo rabino, ele olhou ao redor e viu os homens envoltos em seu xale de orações falando diretamente com o S-nhor. Então, seu coração se encheu de emoção e ele queria expressar seus sentimentos a D-s também.

De repente, o jovem menino começou a recitar o alfabeto hebraico: "alef, bet, guímel, dálet...", suave e mansamente. Mas sua voz tornou-se cada vez mais alta. Ele repetiu uma, duas, três vezes e então disse: "Oh S-nhor, Rei do Universo, eu quero muito cantar belas orações para Ti, mas eu não sei. Tudo o que sei é o alef-bet. Querido D-s, por favor, tu sabes o que eu quero dizer, tome essas letras e organize-as para que formem as palavras que estão no meu coração". Ao ouvirem essas palavras, lágrimas rolaram dos olhos dos que ali estavam; então, todos juntos se uniram ao menino e começaram a recitar: "alef, bet, guímel, dálet... tav".

Nenhum comentário:

Postar um comentário