sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


PALAVRA DO DIA

Hebraico: אמת
Pronúncia: Emet
Significado: "verdade"


"O Que é a Verdade?"
Uma pergunta estranha talvez por ser uma pergunta que expresse tanto nossa confusão quanto nosso ceticismo com relação à verdade. Confusão, porque com uma multiplicidade de religiões e uma diversidade de crenças em torno de nós, podemos realmente nos perguntar: “Onde está a verdade?” Ceticismo, pois sugere que a verdade não existe, de fato, não há realmente nenhuma verdade objetiva.

A Bíblia Hebraica, o Tanakh, responde à pergunta de forma clara. “Hashem, D-s é a verdade” (Jeremias 10:10, tradução literal). Para a Bíblia, então, a verdade realmente existe; a verdade é a associação com o próprio D-s. Na realidade, a palavra verdade, Emet, na língua hebraica, é um dos 13 atributos de D-s. Ela está em sétimo na lista, exatamente no centro dos 13 atributos listados em Êxodo 34:6 (tradução literal), uma passagem que é recitada nas liturgias de Rosh HaShanah e Yom Kippur (Ano Novo Judaico e o Dia da Expiação). 



Se a verdade é identificada com o caráter de D-s, ela não vem de nós, mas encontra-se fora de nós - em D-s. Este reconhecimento implica que, a fim de encontrar a verdade, não devemos encará-la com a ideia preconcebida de que sabemos qual é a verdade. Em vez disso, devemos abordá-la com uma pergunta: “O que é?” Esta é a mesma pergunta, que de fato, os antigos israelitas fizeram quando confrontados com o manna, o pão de D-s no deserto. “O que é isso?”, eles perguntaram, e a própria pergunta deu o nome a este pão celestial, pois a palavra hebraica manna significa “O que é isso?”. O significado da palavra manna sugere uma importante lição sobre como devemos nos aproximar da verdade bíblica. Devemos encará-la com a pergunta: “O que é isso? O que é verdade?”. Devemos nos achegar a ela com a mesma mentalidade humilde e honesta como a dos antigos israelitas ao aproximarem-se do manna no deserto, perguntando “O que é isso?”. Colocando a questão a partir deste quadro de referência, já não sugere confusão ou ceticismo. Ao invés disso, implica em um questionamento sincero de alguém que espera do alto, uma resposta verdadeira.

por Jacques Doukhan

Nenhum comentário:

Postar um comentário